Crucifixo
DesaparecidoProcedência
Igreja de Nossa Senhora do RosárioEstado de origem
MGMunicípio/distrito de origem
ItabiritoAssunto ou tema
-Categoria
SacroTipo de objeto
-Materiais e técnicas
Madeira esculpida, entalhada, policromada e douradaData ou período
Época
XVIIIAno
-Data
-Período
-Descrição Época/Ano
-Dimensões
Altura (cm)
114Largura (cm)
38Profundidade (cm)
15Diâmetro (cm)
-Peso (g)
-Descrição
Cruz marrom dourada e prateada, de base trifacetada, abaulada, com três pés em curva e sapatas, arestas sinuosas, faces centradas por cartela vazia. Coluna com terço inferior em bulbo ornado por palmas, nó central em duas cartelas, parte superior em três frisos verticais seguidos de nó e cartela cordiforme enquadrada por rocalhas. Traves com bordas molduradas, face bisotada, ponteiras superiores em elemento fitomorfo e lágrima, e a inferior em acanto, raionado na junção. Cristo em posição frontal, preso à cruz por três cravos. Cabeça inclinada à direita, com coroa de espinhos, olhos fechados. Cabelos em mechas penteadas para trás. Barba curta, bigode fino. Braços em "Y", mãos fechadas. Tórax magro com corte à direita, costelas aparentes. Quadris envoltos por perizônio branco, atado por corda dourada, sobressaindo à direita. Pernas ligeiramente flexionadas, joelhos chagados, pé direito sobre o esquerdo. Carnação rosa-claro com áreas escuras e estrias vermelhas imitando sangue.
De origem mineira, possui base esculpida em uma só parte, cruz em sete e imagem em três. Pintura marrom, ocre e branca, dourado e prateado, com três cravos metálicos, decoração rococó, frisos em "S" e "C". Informações complementares
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário possui tombamento federal e está inscrita no Livro do Tombo Belas Artes (Inscrição nº 428, de 11 de março de 1955) sob o número do processo 516-T-.
O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.Inscrições e marcas
-Autor
-Proteção legal
Tombamento federalAto normativo
Templo: Processo nº 516-T-Documentos públicos (ex. fichas de inventário, dossiê, documentos originais etc.)
-
Instituição responsável
IPHANSituação atual
Situação
DesaparecidoData do extravio
09/05/1997Ocorrência
FurtoInformações adicionais
No "Inventário de Bens Móveis Desaparecidos" do IEPHA, datado de 06/01/1998, consta que o extravio ocorreu na madrugada de sexta-feira, dia 10/05/1997.