Nossa Senhora do Rosário
DesaparecidoProcedência
Igreja de Nossa Senhora do RosárioEstado de origem
MGMunicípio/distrito de origem
ItabiritoAssunto ou tema
-Categoria
SacroTipo de objeto
-Materiais e técnicas
Madeira esculpida e policromadaData ou período
Época
XVIIIAno
-Data
-Período
-Descrição Época/Ano
-Dimensões
Altura (cm)
110Largura (cm)
50Profundidade (cm)
33Diâmetro (cm)
-Peso (g)
-Descrição
Figura feminina, jovem, de pé, posição frontal. Cabeça levemente inclinada para a esquerda, olhar direcionado para baixo. Cabelos penteados para trás em seis mechas que caem sobre os ombros e nas costas. Busto delineado. Braços flexionados, mão direita segurando um rosário, mão esquerda sustentando o Menino Jesus. Perna direita reta e a esquerda levemente flexionada. Pés cobertos. Veste túnica branca com caminho sem fim dourado, cintada; mantelete rosa com firmal facetado; manto azul com avesso rosa, descendo pelas costas, preso sob os braços, formando ponta sobre o colo; véu curto azul, esvoaçante, cobrindo parte dos cabelos. Menino Jesus nu, sentado sobre o manto; cabeça voltada para a direita, cabelos curtos, em mechas; braços voltados para a esquerda, mão direita de abençoar e mão esquerda entreaberta. Base atributiva em globo azul com pequenas nuvens em voluta e sete cabeças-de-anjo com asas em azul, verde e rosa, cabelos em mechas. Peanha de linha quadrangular, com quinas recortadas, molduradas, verde.
De origem possivelmente mineira. Possui olhos de vidro; sua mão direita é encaixada; o Menino Jesus é encaixado com pino de madeira. Repintura em branco, azul, rosa, verde, castanho e dourado. É confeccionada em 4 partes.Informações complementares
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário possui tombamento federal e está inscrita no Livro do Tombo Belas Artes (Inscrição nº 428, de 11 de março de 1955) sob o número do processo 516-T-.
O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.Inscrições e marcas
-Autor
-Proteção legal
Tombamento federalAto normativo
Templo: Processo nº 516-T-Documentos públicos (ex. fichas de inventário, dossiê, documentos originais etc.)
-
Instituição responsável
IPHANSituação atual
Situação
DesaparecidoData do extravio
09/05/1997Ocorrência
FurtoInformações adicionais
No "Inventário de Bens Móveis Desaparecidos" do IEPHA, datado de 06/01/1998, consta que o extravio ocorreu na madrugada de sexta-feira, dia 10/05/1997.