Oratório
ResgatadoProcedência
Não identificadaEstado de origem
MGMunicípio/distrito de origem
Não identificadoAssunto ou tema
-Categoria
SacroTipo de objeto
-Materiais e técnicas
Madeira entalhada e policromada com douramento, talcita e prata lavrada recortadaData ou período
Época
FaseAno
-Data
-Período
-Descrição Época/Ano
Possivelmente século XVIIIDimensões
Altura (cm)
54.5Largura (cm)
25Profundidade (cm)
15Diâmetro (cm)
-Peso (g)
-Descrição
Oratório em talha rococó de tipologia mineira. Madeira com revestimento em pintura verde e dourado com fechamento em vidro. Oratório com enquadramento e ornado com elementos em forma de “C” e “S“ dourados nos ângulos da base, da moldura principal. Acabamento superior, que recebe um ornamento em folha de acanto na parte central. Pés em forma de “C“ com frisos dourados. A representação principal é o Cristo Crucificado. Também encontramos no interior imagens de santos em talcita com destaques de frisos dourados. Todos com resplendor em prata em forma de meia lua martelada com pontilhados e raionado. Imagens fixas sobre peanha com base quadrada facetada nos ângulos. Na parte superior, ao centro, Cristo Crucificado e ao lado Dele São José e Nossa Senhora; na parte inferior, embaixo do Cristo, Sant’Ana Mestra com Nossa Senhora menina, Santa Rita de Cássia e São Joaquim.
Cristo: figura masculina, jovem, seminu. Cabeça ligeiramente caída para a direita, cabelos castanhos escuros longos em mechas, caindo sobre as costas com uma mecha caindo sobre o ombro direito. Olhos fechados, nariz fino, boca fechada, lábios finos, barba e bigodes castanho escuro em estrias e mechas, coroa de espinhos. Cabeça com estrias e sangramentos escorrendo sobre a testa e rosto. Tórax com costelas aparentes em ogiva e chaga com sangramento. Abdômen retraído, veste perizônio branco curto, atado com cordão deixando aparente as coxas e as pernas do Cristo. Braços estendidos em forma de "Y" fixados pelas mãos com cravos. Pernas juntas flexionadas para a esquerda, joelhos com esfolamentos e escorrimento de sangue. Pés sobrepostos fixados por cravo. No crucifixo, acima da cabeça de Jesus, um resplendor circular raionado em prata. Cruz latina, com trave vertical grande em madeira na cor verde.
Nossa Senhora aparece com as mãos postas e sobre base em forma de nuvens circulares.
São José aparece com cabelos longos, barba, usando veste longa que cobre parte da bota calçada em seu pé esquerdo, carrega menino apoiado no braço direito, menino está sentado em posição frontal e segura esfera azul.
Santa Rita de Cássia aparece também com veste longas, porém amarrada com longo cordão, tem a mão esquerda espalmada junto ao tronco e a mão direita segurando espécie de ramo de flores.
Sant’Ana Mestra aparece sentada em cadeira vermelha, à sua direita há figura feminina infantil de cabelos longos essa figura está segurando livro que está sobre o colo da Sant’Ana.
São Joaquim está com mão esquerda espalmada sobre o tronco e carregada livro na mão direita. Usa vestes longas, com gola aberta. É calvo, possui cabelos longos nas laterais; possui barba bipartida.
Todas as imagens estão sobre base de tom vermelho escuro com dourado; Nossa Senhora e São José estão também sobre pedestal em forma de cone invertido.
Dimensão de Cristo crucificado - altura: 13 cm; largura: 16 cm; profundidade: 2,5 cm;
Dimensão de São José - altura: 13,5 cm; largura: 5,5 cm; profundidade: 4,5 cm;
Dimensão de Nossa Senhora - altura: 12 cm; largura: 6 cm; profundidade: 4 cm;
Dimensão de Santana Mestra - altura: 13 cm; largura: 6 cm; profundidade: 4 cm;
Dimensão de Santa Rita de Cássia - altura: 13 cm; largura: 5 cm; profundidade: 4 cm;
Dimensão de Joaquim - altura: 13,5 cm; largura: 5 cm; profundidade: 4 cm.Informações complementares
características técnicas: Possivelmente fatura de origem mineira estilo rococó. Oratório e imaginária foram confeccionadas em madeira recebendo base de preparação branca, policromia predominante, azul cerúleo, azul ultramar, carmim, verde, rosa, ocre, preto, branco, dourado e carnação bege claro dourada.
Estado de conservação: Crucifixo apresenta verniz oxidado. Na escultura do Cristo apresenta lacuna na parte do braço, próximo ao corpo; remendo nos cotovelos, joelho direito e pé esquerdo com material diverso do original, dedos faltantes na mão direita e na mão esquerda. São José de Botas possui abrasão no peito; mão direita faltante; resplendor faltante do menino. Caixa do oratório apresenta trinca frontal. Apresenta possivelmente repintura total e douramento na parte externa e interna do oratório; rachadura na parte inferior frontal, e possivelmente lacuna do ornato na parte inferior central frontal. Inscrições e marcas
-Autor
-Proteção legal
-Ato normativo
-Documentos públicos (ex. fichas de inventário, dossiê, documentos originais etc.)
-
Instituição responsável
MPMG - Coordenadoria de Patrimônio Cultural Situação atual
Situação
RecuperadoLocal de custódia
IEPHAData de obtenção
-Forma de obtenção
ApreensãoOperação
Galeria LeoneInformações adicionais
-