São Jerônimo
DesaparecidoProcedência
Museu Diocesano Dom José Medeiros LeiteEstado de origem
MGMunicípio/distrito de origem
OliveiraAssunto ou tema
-Categoria
SacroTipo de objeto
EsculturaMateriais e técnicas
Madeira policromadaData ou período
Época
XVIIIAno
-Data
-Período
-Descrição Época/Ano
-Dimensões
Altura (cm)
-Largura (cm)
17Profundidade (cm)
-Diâmetro (cm)
-Peso (g)
-Descrição
Figura masculina de pé, em posição frontal, com a cabeça ligeiramente inclinada para direita, com barba e bigode, braços flexionados à frente do corpo, mãos postas com os dedos entrelaçados, pernas entreabertas com os pés em ângulo. Veste perizônio e manto sobre as costas, cobrindo toda a perna direita, descendo até o tornozelo direito e preso por baixo do braço esquerdo, pés descalços apoiados sobre peanha trabalhada em chanfros irregulares e com a parte superior arredondada.
Possui entre 30 a 39 cm de altura.
A imagem foi restaurada no século XVIII.Informações complementares
O Centro Histórico de Oliveira possui tombamento estadual e está inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, no Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos. Seu tombamento foi determinado pela Resolução de 31 de outubro de 2013. O Memorial Diocesano Dom José Medeiros Leite funciona em um porão construído no Palácio Episcopal São José, o qual está inserido na área de tombamento do Centro Histórico de Oliveira.
Conforme informações apresentadas pelo Museu durante o projeto Sondar Para Todos II, a peça possui o braço esquerdo "colado". Inscrições e marcas
-Autor
Atribuída à escola de AleijadinhoProteção legal
Tombamento estadualAto normativo
Edificação: Resolução de 31 de outubro de 2013Documentos públicos (ex. fichas de inventário, dossiê, documentos originais etc.)
-
Instituição responsável
MPMG - Coordenadoria de Patrimônio Cultural Situação atual
Situação
DesaparecidoData do extravio
25/07/1994Ocorrência
FurtoInformações adicionais
-