São Sebastião
ResgatadoProcedência
Não identificadaEstado de origem
Atribuição de OrigemMunicípio/distrito de origem
Não identificadoAtribuição de Origem
Rio de JaneiroAssunto ou tema
-Categoria
SacroTipo de objeto
-Materiais e técnicas
Madeira policromada e dourada, olho de vidroData ou período
Época
XIXAno
-Data
-Período
-Descrição Época/Ano
-Dimensões
Altura (cm)
73.5Largura (cm)
40Profundidade (cm)
31Diâmetro (cm)
-Peso (g)
-Descrição
Escultura masculina jovem. Cabeça voltada para esquerda e para baixo. Expressão
consternada, ruga na testa forma um "v" entre os olhos. Olhar direcionado para baixo, nariz de contornos arredondados, pouco angulosos. Boca pequena, fechada. Rosto em formato oval.
Lóbulo da orelha aparente. Cabelos grandes estão divididos ao meio, mexas caem de forma sinuosa para ambos os lados. Uma mexa grossa cai por sobre o ombro esquerdo da peça. A escultura, em razão de sua iconografia, foi representada com a maior parte do corpo desnudo.
Possui estrutura muscular bem definida. O tronco está inclinado para o lado esquerdo da peça.
Possui ombros largos, braços bem definidos. O braço direito da escultura se eleva até a altura dos ombros, e o antebraço deste braço está dobrado à 90 graus para cima. O braço esquerdo da escultura está voltado para baixo. Quadril largo, São Sebastião veste perizônio, cujo panejamento aparenta ser mais comprido na parte posterior. Pernas grossas, pés descalços.
.Perna direita está reta e mais recuada que a esquerda, o pé direito está levemente lateralizado para sua direita. Perna esquerda está semiflexionada e posicionada mais à frente que a perna direita. Somente as pontas do pé esquerdo estão apoiadas no chão estando o calcanhar deste pé em suspenso. O Santo foi esculpido em harmonia com representação de tronco de árvore.
Está sobre uma base quadrada. Esta, por sua vez, está sobre peanha de quatro pés chanfrados, ornamentada com motivos fitomorfos. A peanha foi policromada nas cores azul e dourado.Informações complementares
Peanha separada. Em processo de restauro – nivelamento. Desgaste da policromia. Braços rompidos. Perda dos dedos da mão esquerda. Encaixes aparentes (braços e tronco da árvore).
Crédito do estado de conservação: IEPHA.Inscrições e marcas
-Autor
-Proteção legal
-Ato normativo
-Documentos públicos (ex. fichas de inventário, dossiê, documentos originais etc.)
-
Instituição responsável
MPMG - Coordenadoria de Patrimônio Cultural Situação atual
Situação
RecuperadoLocal de custódia
Museu MineiroData de obtenção
19 a 21 de agosto/2003Forma de obtenção
ApreensãoOperação
Operação da Polícia Federal em São PauloInformações adicionais
Apreensão realizada pela Polícia Federal em São Paulo no acervo do ateliê do restaurador Thimoteo, de antiquários e colecionadores.