Turíbulo
DesaparecidoProcedência
Igreja de São JoséEstado de origem
MGMunicípio/distrito de origem
Ouro PretoAssunto ou tema
-Categoria
SacroTipo de objeto
-Materiais e técnicas
Metal repuxado, cinzelado, burilado e prateadoData ou período
Época
-Ano
-Data
-Período
-Descrição Época/Ano
-Dimensões
Altura (cm)
23Largura (cm)
14Profundidade (cm)
-Diâmetro (cm)
-Peso (g)
-Descrição
Peça de metal, amarelo prateado. A tampa, em forma de sino invertido, é vazada, com os desenhos de volutas, folhas e cartelas dispostos em três faixas verticais que se alargam para a base, separadas entre si por faixas compactas decoradas por relevos de folhas de palmeira sobre fundo de cinzel pontilhado. Na parte superior é arrematada por uma pinha com argola para prender a corrente central. A borda inferior possui três argolas para passar as correntes, encimadas por flor-de-lis. A parte inferior da peça, em forma de vaso, tem a mesma decoração em faixas da tampa, porém, sem áreas vazadas. Possui um pé circular, com concavidade central e contorno de friso fino. Quatro correntes, uma central presa à tampa e três laterais presas à parte inferior, reunidas no alto sob o pires de sustentar e passar as correntes, em folha batida, sem ornatos.
Correntes: 79 cmInformações complementares
A Igreja de São José, antiga Capela Imperial, possui tombamento federal e está inscrita no Livro do Tombo Belas Artes (Inscrição nº 244, de 08 de setembro de 1939) sob o número do processo 75-T-1938.
O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.Inscrições e marcas
-Autor
-Proteção legal
Tombamento federalAto normativo
Templo: Processo nº 75-T-1938Documentos públicos (ex. fichas de inventário, dossiê, documentos originais etc.)
-
Instituição responsável
MPMG - Coordenadoria de Patrimônio Cultural Situação atual
Situação
DesaparecidoData do extravio
08/05/1985Ocorrência
Sem informaçãoInformações adicionais
-